Seguindo os passos de Dom Bosco, o Padre Vigíno Battezzati fundava há mais de 80 anos o Oratório Festivo de Cruzeiro. O objetivo era o mesmo de Dom Bosco: Ajudaro jovem a descobrir sua própria vocação religiosa cristã como um relacionamento de pai para filho. Depois da inauguração da Pedra Fundamental, os salesianos então sediados no colégio São Manoel em Lavrinhas, construíram uma pequena Capela, tendo ao lado campos de futebol para crianças.
Logo após começava a construção da igreja Nossa Senhora Auxiliadora que só foi inaugurada em 1929. Desde então, muitos jovens são atraídos para esta Casa de Dom Bosco. Com o passar dos anos, houve a necessidade de criação de uma escola para as crianças. Em 1961, o Padre Barbosa Tomanick fundou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira Escola Católica de Cruzeiro, para alunos da primeira à quinta série do então curso primário que começou a funcionar no ano de 1962, e o curso ginasial que começou em 1965.
A pré-escola foi criada em 1973 pelo padre Gentil Stringari e, no mesmo ano, o Instituto passou a receber também as meninas. O Curso Colegial começou a funcionar em 1987 e , mais tarde, foi implantando o Curso de Processamento de Dados. Em Cruzeiro, durante 86 anos de obra salesiana, muitos contribuíram para manter vivo os ensinamentos de Dom Bosco. 
 
PROPOSTA EDUCATIVA SALESIANA 
       O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora quer oferecer ao jovem uma educação humana integral, com possibilidade de encaminhar a vida para uma opção cristã madura e de colaborar na realização de uma sociedade mais justa e humana. Procura, pois satisfazer a uma tríplice exigência:
1. ser Verdadeira Escola, isto é, um centro educativo eficiente;
2. ser Católica, isto é, inspirada na fé;
3. ser Salesiana, isto é, portadora do espírito de pedagogia de Dom Bosco.
 
O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora pretende ser uma Comunidade:
1. Comprometida com o processo educativo;
2. Permeada do espírito evangélico de liberdade e amor educativo;
3. Aberta a todos, a todas as instituições, ao diálogo e à mudança;
4. Dinamizada por planejamento participativo, com revisão e avaliação constante;
5. Atenta à orientação da Igreja e atualização do método pedagógico de Dom Bosco;
6. Voltada à formação integral do ser humano.
 

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