HOME INSTITUCIONAL

INSTITUCIONAL

"Casa que acolhe, escola que educa, igreja que evangeliza e pátio para fortalecer a amizade"

SOBRE NÓS

O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, casa salesiana de Cruzeiro, desde 1919, completando 100 anos em 2019, segue seu fiel compromisso com a pedagogia salesiana e atua em seu favor das crianças, adolescentes e jovens, com tradição e modernidade, uma vez que é atenta a formação contínua de seus educadores e ativa nas práticas avançadas de educar.

Êxito acadêmico e bons resultados para a vida dos educandos é exigência de toda escola.

O nosso colégio, por sua vez, tem metas mais altas. Além de cumprir com eficácia o compromisso de formar para o Ensino Superior e o Mercado de Trabalho e assim corresponder aos anseios de pais e alunos, que é antes de tudo vontade também nossa, queremos garantir, por meio do Sistema Educativo Salesiano, o cumprimento de nosso objetivo maior: educar a pessoa, em sua integralidade, para os valores mais altos da vida e fomentar uma nova cultura.

Nossa atuação mantém vivo, também no Vale do Paraíba, o sonho de Dom Bosco. Um grande e respeitado educador, reconhecido na Igreja e na Sociedade. Ele, em especial, pela prática compreendeu que “educar é obra do coração” e empenhou sua vida em favor dos adolescentes e dos jovens de seu tempo.

O agir educativo de Dom Bosco cuminou com o desenvolvimento de um Sistema todo novo, o Sistema Preventivo SALESIANO. Este compreende um ambiente todo favorável ao ensino e aprendizagem, de modo que o aluno encontre-se sempre estimulado ao saber, seja pela proximidade com os professores ou pelo protagonismo que lhe é despertado como primeiro responsável pelo seu crescimento.

Esse ambiente sadio e estimulande faz com que a escola salesiana seja local agradável de se estar. Assim, a educação vai para além da matéria. Vem motivada pelos valores e pelo conteúdo e desenvolve-se em autoconhecimento e saber crítico.

Por isso, nos empenhamos nesta valorosa missão de educar, pois acreditamos que bons e honestos cidadãos, bem preparados no saber e desenvolvidos em valores, edificarão uma Sociedade mais justa e realizada.

"Casa que acolhe, escola que educa, igreja que evangeliza e pátio para fortalecer a amizade".

Dom Bosco foi um prático da educação. Edificou seu Sistema Educativo, não tanto com base nos livros, mas na proximidade com os jovens e no empenho incansável de agir em favor deles.

Este seu compromisso tem fonte no Evangelho, a exemplo do Cristo que tudo realizou para que todos tenham vida em plenitude, Dom Bosco não teve em mente outra coisa que não fosse em benefício das crianças, dos adolescentes e jovens e do momento particular que eles vivem.

Assim, para além do plano físico, constitui uma “casa que acolhe, escola que educa, igreja que evangeliza e pátio como lugar da amizade”. A casa salesiana é portanto: local de estudo, espiritualidade e afeto. Local que educa o humano com base no amor e na integralidade da pessoa.

Isso e muito mais faz de nossa escola referência na educação e escolha certa para o seu filho!

 

Missão
"Educar e evangelizar os jovens, vivendo o sistema preventivo de Dom Bosco" 

Visão
"Ser uma escola de referência na sociedadepela sua excelência na construção do conhecimento e na formação humana e cristã" 

Valores
"Ética, Espírito Salesiano, Competência, Espírito Solidário, Trabalho em Comum"

 

 

 




Isso e muito mais faz de nossa escola referência na educação e escolha certa para o seu filho!

Nossa Infraestrutura


Administrativo


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

...................................................................................................... SECRETARIA - 08h às 12h - segunda a sexta-feira ...................................................................................................... FINANCEIRO - 07h às 17h30 - segunda a sexta-feira ...................................................................................................... SERVIÇO SOCIAL - 06h45 às 11h45 - quarta-feira ......................................................................................................


Pastoral Juvenil Salesiana - AJS

Na origem da história salesiana, em nossa tradição, encontramos o amor de predileção de Dom Bosco e Maria Mazzarello pela juventude pobre e atenção às classes populares. Eles deixaram como missão para seus seguidores, trabalhar pela educação e evangelização da juventude, sobretudo aquela que se encontra em maior situação de perigo. Na fidelidade à esta tradição, nasceu na Europa o Movimento Juvenil Salesiano – MJS. No Brasil ele adquiriu o nome de Articulação da Juventude Salesiana – AJS.No Brasil, a AJS foi lançada oficialmente em 1998, no segundo Congresso Nacional de Lideranças Juvenis Salesianas acontecido em São Paulo. As reflexões, experiências e testemunhos partilhados em vários Encontros nacionais, os estudos feitos pela Equipe Interispetorial de Pastoral Juvenil Salesiana, e as experiências positivas de organização nas Inspetorias de Recife e Porto Alegre foram fundamentais para o nascimento da AJS no Brasil.

 

Centro Salesiano de PJS

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

A PJS insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja

 

(Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana. São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35)

Frentes de Trabalho da PJS

Animação Pastoral: projetos ligados ao desenvolvimento da PJS como um todo, em relação ao seu planejamento e suas ações, criando uma pastoral cada vez mais orgânica. Planos de ação ligados ao planejamento, execução, definição de colaboradores e parceiros, promoção e formação de assessores e agentes de pastoral que trabalham nas comunidades, independente do seu ramo de atividade, de como tornar viva a ação pastoral.


Animação Vocacional: projetos voltados a auxiliarem os jovens a encontrar dentro de si sua verdadeira vocação salesiana. Esta vocação pode ser ou não religiosa. Além da vocação para Sacerdote ou Irmão Salesiano, existem também as demais vocações ligadas à Família Salesiana, como por exemplo, a Associação dos Cooperadores Salesianos, ou Ex-alunos. Trata-se de apresentar aos jovens as vocações que compõem o trabalho salesiano.


Animação Missionária: projetos ligados ao trabalho missionário e social com o estilo salesiano. O trabalho da animação missionária desloca seus assistidos para outras realidades, para outras formas de se viver. Ser missionário ou ser missionária é, sem ferir a cultura e as crenças, colocar-se na condição de servir espiritualmente e assistencialmente as pessoas mais necessitadas e mais pobres.


Articulação da Juventude Salesiana: são projetos ligados aos grupos de jovens e associações por eles formadas que chamamos de associacionismo e ao protagonismo juvenil que nada mais é do que a iniciativa do jovem, a organização do jovem, a administração do grupo realizada pelo próprio jovem, jovem evangelizando jovem. São projetos inspetoriais, promovidos apenas pelos salesianos, ou interinspetoriais em parceria com as Salesianas. É um grande movimento mundial de grupos e associações denominado Movimento Juvenil Salesiano, que no Brasil é conhecido como Articulação da Juventude Salesiana, AJS.


Evangelização e Catequese: é a ação mais ativa da pastoral em relação à formação dos diversos colaboradores, parceiros e educadores. No trabalho de evangelização-educação da juventude, ligado à evangelização e à formação salesiana, é necessário munir-se de todos o conhecimento e de toda a espiritualidade. Trabalha-se com a formação de leigos, catequistas, agentes, salesianos, formados, enfim, é um trabalho de evangelização e educação daqueles que representam o carisma nas suas comunidades.


Comunicação Social: segundo o Quadro de Referência em Pastoral Juvenil Salesiana, a Comunicação Social é a voz do carisma salesiano. É a partir da Comunicação Social que se atinge o maior número de pessoas e divulgam-se os ideais de Dom Bosco por toda a parte. Como dissemos, a ação de evangelização e o carisma salesiano não estão presos às obras ou atividades, e a comunicação social é prova disto. Ela deve trabalhar em parceria com a Pastoral Juvenil Salesiana porque evangeliza de forma mais abrangente os princípios e ideais de Dom Bosco. A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora inseriu a Comunicação Social como uma das frentes pastorais seguindo este preceito, reforçando sua identidade pastoral e unindo forças para atingir mais grupos e enriquecer ainda mais o trabalho pastoral.

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(12) 3144-1811


ENDEREÇO

R. DOM BOSCO, 956 - CENTRO - CRUZEIRO/SP - CEP 12701-260


EMAIL

secretaria@insa.com.br